Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Ex-bancário confessa ter desviado dinheiro de clientes

Um antigo funcionário da Caixa Geral de Depósitos (CGD) confessou hoje no Tribunal de Aveiro que se apoderou de 47.800 euros das contas de vários clientes da agência onde trabalhava, durante cerca de dois anos.

Ex-bancário confessa ter desviado dinheiro de clientes
Notícias ao Minuto

12:05 - 15/01/20 por Lusa

País Tribunal

No início do julgamento, o arguido de 46 anos fez uma "confissão integral e sem reservas" dos factos que lhe são imputados na acusação do Ministério Público (MP).

"É tudo verdade. Fui eu que informei a própria Caixa de todos os movimentos em que tinha feito ilicitamente levantamentos", disse o arguido, que solicitou a rescisão do contrato de trabalho após ter sido descoberto.

Perante o coletivo de juízes, o ex-bancário mostrou arrependimento e justificou a sua conduta, alegando que "estava a passar uma fase delicada" da sua vida, depois de dois divórcios.

O arguido disse ainda que está insolvente e adiantou que são os seus pais que o estão a ajudar a reembolsar o banco que, entretanto, já restituiu aos clientes as quantias indevidamente retiradas das suas contas.

Atualmente, segundo o arguido, o montante do capital em dívida é de 28.900 euros.

O arguido, que está acusado de um crime de furto qualificado, um de falsificação de documento e outro de falsidade informática, exerceu funções de gestor de clientes durante cerca de 10 anos na agência da CGD de Ílhavo.

Segundo a acusação do MP, entre março de 2012 e outubro de 2013, o arguido acedeu às contas de vários clientes através da plataforma informática interna do banco das quais levantou sem o seu conhecimento e autorização 47.800 euros.

De acordo com a investigação, o arguido fez 18 levantamentos de quantias entre os 1.000 e 3.500 euros.

O caso só foi descoberto em novembro de 2013, quando uma das lesadas solicitou ao gerente da agência esclarecimentos sobre um débito de 3.000 euros processado na sua conta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório