Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

PCP de Bragança saúda Caretos de Podence por reconhecimento da UNESCO

A Direção Regional de Bragança (DORBA) do PCP saudou hoje a classificação pela UNESCO dos Caretos de Podence como Património Imaterial da Humanidade.

PCP de Bragança saúda Caretos de Podence por reconhecimento da UNESCO
Notícias ao Minuto

14:57 - 13/12/19 por Lusa

País Caretos de Podence

O PCP entende que a decisão "reconhece valor cultural às práticas ancestrais e manifestações culturais, ainda presentes, das populações do Nordeste Transmontano".

"A DORBA do PCP saúda todos quantos se envolveram e envolvem na preservação da diversidade das manifestações culturais que se multiplicam durante o ciclo de inverno num alargado território comum, de que os Caretos e Carnaval de Podence são parte integrante", refere em comunicado.

Para os comunistas, esta classificação "deve ser encarada como parte de um processo mais amplo de reconhecimento das designadas "Festas de Inverno" na região".

Os Caretos de Podence foram declarados, na quinta-feira, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A decisão foi anunciada na Assembleia Geral da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorre até sábado, em Bogotá, na Colômbia.

Além de considerar a candidatura do Carnaval de Podence exemplar, a UNESCO sublinhou também o papel desta pequena comunidade, da aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros, na defesa e preservação do património.

Para domingo foi anunciada uma receção e homenagem aos Caretos de Podence na Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, no regresso da comitiva que esteve na Colômbia.

O próximo Entrudo Chocalheiro decorre entre 22 e 25 de fevereiro de 2020.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório