Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Ordem dos Advogados anuncia por "lapso" vitória do candidato errado

Na corrida ao Conselho de Deontologia do Porto, afinal, o vencedor foi Orlando Carvalho Leite e não Paula Alexandre Ferreira como foi divulgado pela Ordem dos Advogados na passada sexta-feira. Um erro que marca a primeira eleição por voto electrónico realizada pela associação pública profissional.

Ordem dos Advogados anuncia por "lapso" vitória do candidato errado
Notícias ao Minuto

13:04 - 03/12/19 por Mafalda Tello Silva

País Ordem dos Advogados

"A lista candidata mais votada foi a lista V, do candidato Orlando Carvalho Leite e não a lista Z, da candidata Paula Alexandra Ferreira", informou a Ordem dos Advogados (OA) numa nota divulgado no site oficial da associação pública profissional.

Em causa está a eleição dos membros para o Conselho de Deontologia do Porto. Os resultados errados foram anunciados pela Comissão Eleitoral da OA, na passada sexta-feira, tendo sido apontada como vencedora Paula Alexandre Ferreira e não Orlando Carvalho Leite. 

Contudo, no referido comunicado, a associação pública garante que a contabilização das respectivas votações foi realizada de forma correcta e que o “manifesto lapso” na divulgação do vencedor deveu-se a um “erro na aplicação do método de Hondt.

Ainda assim, a OA não avança mais pormenores sobre o problema, deixando por esclarecer por que é que o "erro" apenas decorreu na eleição do Conselho de Deontologia do Porto e não nos restantes resultados para os órgãos nacionais e regionais da OA, cuja votação decorreu nos passados dias 27, 28 e 29 de novembro

Segundo a mesma nota, a OA divulgou que o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID) está a auditar o processo eleitoral e que será divulgado um “relatório circunstanciado da ocorrência nos próximos dias”. 

Inicialmente, Paula Alexandra Ferreira tinha conseguido 15 mandatos, sendo que agora passaram para oito, o que corresponde a 2.440 votos. Já o legítimo vencedor arrecadou, primeiramente, sete mandatos, quando afinal tinha garantiu oito, com 2.988 votos. 

É de recordar que esta é a primeira vez que as eleições para os vários órgãos nacionais e regionais da OA são realizadas exclusivamente por voto electrónico. Apesar de não ter sido consensual, esta decisão foi aprovada em assembleia geral, em julho deste ano. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório