Meteorologia

  • 16 NOVEMBRO 2019
Tempo
MIN 8º MÁX 14º

Edição

"Uma em cada quatro pessoas vai ter um AVC"

O alerta é feito pela Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral que se prepara para assinalar o Dia Mundial do AVC.

"Uma em cada quatro pessoas vai ter um AVC"

A cerca de uma semana de se assinalar o Dia Mundial do AVC, a World Stroke Organization divulga aquela que é a mensagem a passar na campanha deste ano: uma em cada quatro pessoas está em risco de vir a sofrer um AVC ao longo da sua vida.

“O AVC continua a ser a principal causa de mortalidade e incapacidade permanente no nosso país. Por hora, três portugueses são vítimas de um AVC. Destes, um deles não sobreviverá. Dos restantes, 50% ficará com incapacidade de grau variável”, explica o professor José Castro Lopes da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC).

Porém, nem tudo são más notícias, pois segundo as autoridades de saúde o segredo está na prevenção e, por isso, defende o especialista, “diariamente e durante todo o ano, devem ser postas em prática as medidas de prevenção amplamente divulgadas pela SPAVC através das mais variadas ações”.

Em comunicado enviado às redações, o especialista enumerou aquelas que são as medidas a tomar para prevenir um AVC:

- Medir regularmente e controlar a pressão arterial (PA), reduzindo a quantidade de sal adicionada aos alimentos; 30% dos AVC podem ser prevenidos baixando a PA.

- Divulgar a necessidade de deixar de fumar; parar o uso do tabaco pode reduzir o AVC em 35%.

- Controlar a diabetes e o colesterol; os valores de colesterol e glicose devem estar dentro do normal.

- Praticar atividade física regular, combatendo o sedentarismo; 30 minutos de exercício diário pode diminuir o risco de AVC em 20%.

- Controlar o peso, pois a obesidade aumenta o risco vascular; é aconselhável aumentar o consumo de vegetais, mantendo uma dieta equilibrada.

- Detetar precocemente a fibrilhação auricular (FA), verificando periodicamente se as pulsações cardíacas são rítmicas, através da palpação do seu pulso; a FA aumenta o risco de AVC e necessita de medicação corretiva.

- Limitar o consumo de bebidas alcoólicas; o álcool eleva a pressão sanguínea e aumenta o risco de AVC.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório