Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Português premiado em Nova Iorque por papel no empreendedorismo

Filipe Santos, Dean da Católica Lisbon School of Business & Economics, foi distinguido com o prémio Social Innovation Thought Leader 2019.

Português premiado em Nova Iorque por papel no empreendedorismo
Notícias ao Minuto

17:07 - 23/09/19 por Filipa Matias Pereira

País Empreendedorismo

Decorre esta segunda e terça-feira em Nova Iorque, o 'Sustainable Development Impact Summit', um evento do World Economic Forum. E foi na abertura deste certame que Filipe Santos, Dean da Católica Lisbon School of Business & Economics, foi agraciado com o prémio Social Innovation Thought Leader 2019.

Este é, refira-se, o primeiro português a ser premiado pela Schwab Foundation que, desde 2000, reconhece o trabalho de empreendedores sociais. Filipe Santos, refere o comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto, recebeu o prémio "pelo trabalho académico e de dinamização da área de empreendedorismo social e inovação social, que tem vindo a desenvolver ao longo da sua carreira internacional".

Já sobre Filipe Santos, é professor de Empreendedorismo Social e Dean da CATÓLICA-LISBON, sendo titular da cátedra Fundação Amélia de Mello. Doutorado em Ciências da Gestão pela Universidade de Stanford, com foco em Empreendedorismo, já recebeu inclusive o prémio Lieberman por contribuições para a Universidade.

É igualmente professor visitante no INSEAD, escola onde foi professor de carreira durante 12 anos, entre 2003 e 2014. Nessa instituição, dirigiu o Centro de Empreendedorismo entre 2009 e 2013 e fundou e dirigiu a Iniciativa em Empreendedorismo Social de 2007 a 2014, tendo conhecido e formado mais de 600 empreendedores sociais líderes.

Continuarei a trazer para Portugal os melhores exemplos e projetos de inovação social e contribuir para fazer do nosso país uma referência mundial nesta áreaComo empreendedor social, Filipe Santos "foi co-fundador e presidente do IES-Social Business School em 2009 e co-fundador do Laboratório de Investimento Social em 2013 (atual Maze – Decoding Impact). Em 2015, saiu do INSEAD para fundar e ser o primeiro presidente da iniciativa pública Portugal Inovação Social, a qual lançou uma inovadora política de promoção e financiamento da inovação social em Portugal, considerada uma referência pela OCDE e Comissão Europeia. Esta política pública colocou Portugal no mapa Europeu da inovação social e já contribuiu com mais de 50 milhões de euros para o financiamento do setor", pode ainda ler-se no comunicado.

Em 2017, Filipe Santos regressou à carreira académica na CATÓLICA-LISBON, onde lançou a Cátedra em Empreendedorismo Social, tendo assumido a direção da Escola em fevereiro de 2019.

“Tenho acompanhado ao longo dos anos o excelente trabalho da Schwab Foundation, pelo que é uma honra receber este prémio e um privilégio fazer parte desta comunidade de líderes para o impacto social no mundo. Continuarei a trazer para Portugal os melhores exemplos e projetos de inovação social e contribuir para fazer do nosso país uma referência mundial nesta área, bem como reforçar a posição da CATÓLICA-LISBON como escola de negócios de referência na área do empreendedorismo, inovação social e negócios com propósito”, refere Filipe Santos em reação ao prémio que recebeu. 

Para François Bonnici, diretor da Schwab Foundation for Social Entrepreneurship Fundação: “Os premiados da Schwab Foundation 2019 representam um novo ecossistema de líderes que estão a impulsionar mudanças e alterar organizações e sistemas em direção a um futuro mais justo, inclusivo e sustentável. Estes líderes não só apresentam modelos alternativos que melhoram a nossa sociedade e planeta, mas também mostram que é possível mobilizar e transformar a sociedade, incutindo inovação nas políticas, finanças e pesquisas para maior inclusão e sustentabilidade".

Leia Também: Importância de criar negócios responsáveis em análise na Católica-Lisbon

Recomendados para si

;
Campo obrigatório