Meteorologia

  • 19 SETEMBRO 2019
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 27º

Edição

Mais de 5,6 milhões receberam SMS da Proteção Civil

A mensagem preventiva da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a alerta a população para o risco de incêndio rural chegou a mais de 5,6 milhões de pessoas.

Mais de 5,6 milhões receberam SMS da Proteção Civil

Depois de ter sido reativado o alerta nacional devido ao risco de incêndio, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) enviou esta sexta-feira uma mensagem preventiva, através de SMS pelos operadores das redes móveis, e que “foi entregue, nas primeiras quatro horas, a 5.600 293 cidadãos que se encontravam esta manhã nos dez distritos onde foi declarado o Estado de Alerta Especial nível Vermelho”.

Ou seja, a cidadãos que se encontravam em Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu. Refere a ANEPC que dessas SMS, “cerca de 298 mil” foram escritas em inglês e português para serem enviadas “a emigrantes ou cidadãos estrangeiros que se encontram nesses distritos”.

“Nas primeiras duas horas, entre as 8h00 e as 10h00, foram entregues com sucesso cerca de 5,3 milhões de mensagens. Às 12h00 (quatro horas após o início do processo) o número de mensagens entregues chegou a mais de 5,6 milhões de pessoas, correspondendo a uma taxa de entrega de 93%”, descreve a autoridade.

Informa a ANEPC que “se o telefone estiver desligado ou sem cobertura de rede, a mensagem não é entregue, pelo que não é considerada nos valores percentuais referidos”.

Relativamente à linha de apoio ao cidadão, refere a ANEPC que, nas quatro horas após o envio do SMS, “recebeu 819 chamadas”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório