Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Representante da República enaltece militares que salvaram pescadores

O representante da República para a Madeira sublinhou hoje o sucesso da missão de busca e salvamento do atuneiro 'Sete Mares', enaltecendo o profissionalismo de todos os militares envolvidos na operação.

Representante da República enaltece militares que salvaram pescadores
Notícias ao Minuto

21:37 - 17/08/19 por Lusa

País Madeira

Numa nota, o juiz conselheiro Ireneu Barreto destacou a missão realizada pela Marinha Portuguesa nesta operação de busca para encontrar o atuneiro que estava incomunicável há três dias com sete pescadores a bordo.

O representante enalteceu o "emprenho, a dedicação e o profissionalismo de todos os militares envolvidos nesta operação", na qual foram utilizados o navio patrulha 'Tejo', a lancha rápida 'Hidra' e o avião da Força Aérea C259.

"Este exemplo de perícia, coragem e abnegação constitui um motivo de orgulho para as nossas Forças Armadas e permite que se manifeste a nossa gratidão para quem tanto tem ajudado a Região e o país nos momentos difíceis", adiantou no documento.

O atuneiro 'Sete Mares' esteve incomunicável desde quarta-feira, tendo sido desencadeada uma operação de busca e salvamento.

O avião localizou esta tarde uma balsa com os sete pescadores, tendo o comandante da Zona Marítima, Guerreiro Cardoso, anunciado que estavam "todos vivos e bem".

Os pescadores desembarcaram cerca das 20:00 no porto do Funchal, onde eram aguardados por familiares, elementos da Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR), além de autoridades ligadas ao setor das pescas.

De acordo com o relato do mestre da embarcação, quando estavam na pesca a 12 milhas da Ponta do Pargo, foram surpreendidos por uma onda que acabou por afundar o atuneiro, tendo havido apenas tempo para lançar a balsa ao mar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório