Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Conferência vai juntar judeus de todo o mundo em Castelo de Vide

Cerca de 250 judeus de todo o mundo são esperados numa conferência internacional, a realizar na próxima semana, em Castelo de Vide, no Alto Alentejo, para debater a religião, património e herança judaica, anunciaram hoje os promotores.

Conferência vai juntar judeus de todo o mundo em Castelo de Vide
Notícias ao Minuto

15:48 - 08/05/19 por Lusa

País Alentejo

Trata-se da segunda conferência internacional subordinada ao tema "Valorizar e Recuperar a Herança Perdida", marcada 10 anos após a primeira edição e organizada pelo município, Museu da Inquisição de Minas Gerais (Brasil) e pela Universidade Netivyah (Israel).

"Vamos abordar o tema dos judeus reconvertidos, que, aquando da Inquisição, renegaram a sua origem judaica, passaram a cristãos novos e hoje os descendentes dessas famílias reafirmam as suas raízes judaicas", explicou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Castelo de Vide (Portalegre), António Pita.

De acordo com o autarca, o tema da conferência internacional, que vai decorrer entre os dias 17 e 19 deste mês, é "muito específico" e está "muito em voga", além de ser "fraturante" e com escala a nível mundial.

"Os descendentes dos cristãos novos querem, agora, renegar o catolicismo e querem assumir a sua atitude de judeus plenos. Isto ao nível da religião é um assunto muito polémico e daí a forte adesão a esta conferência", justificou.

António Pita alegou ainda que a temática "é polémica", porque os judeus ortodoxos "não aceitam" este contexto.

Ao longo de três dias, são esperados participantes e oradores provenientes de Portugal, Israel, Brasil, Espanha, Coreia do Sul, Estados Unidos, China e Filipinas, entre outros países, para refletir sobre temas da religião judaica, em distintas sessões.

O primeiro dia do encontro, a realizar no Cineteatro Mouzinho da Silveira, vai ser dividido em duas sessões, sendo a primeira sobre o tema "Recuperar a Herança Perdida, Perspetivas de Diferentes Realidades" e a segunda sobre "A Salvaguarda do Património Judaico, Materialidades e a Dimensão Intangível".

A terceira e quarta sessões surgem no segundo dia do encontro e têm como tema "Os Judeus Convertidos à Força" e "Ações e Projetos que Valorizam a Herança Judaica".

Visitas à judiaria de Castelo de Vide e à Ponte da Portagem, no concelho vizinho de Marvão, preenchem o programa do último dia da conferência internacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório