Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Parlamento regional aprova dois votos de louvor às equipas de socorro

O parlamento da Madeira aprovou hoje, por unanimidade, dois votos de louvor ao Serviço de Proteção Civil, ao Serviço Regional de Saúde e a todas as equipas que participaram no socorro às vítimas do acidente do Caniço.

Parlamento regional aprova dois votos de louvor às equipas de socorro
Notícias ao Minuto

12:18 - 24/04/19 por Lusa

País Acidente

Os votos foram apresentados pelo PSD, partido da maioria, e pelo CDS-PP, maior partido da oposição, e reuniram o apoio dos 47 deputados que compõem a Assembleia Legislativa.

O deputado social-democrata Jaime Filipe Ramos destacou a "resposta fantástica" e "muito bem coordenada" das equipas de socorro, bem como a "excelente resposta" ao nível hospitalar às vítimas do desastre, que provocou 29 mortos.

Rui Barreto, do CDS-PP, vincou a dedicação e a coragem dos profissionais da Proteção Civil e do Serviço de Saúde, destacando a "coordenação entre os diversos serviços" no socorro e na assistência médica.

O acidente com um autocarro de turismo ocorreu no dia 17 de abril no Caniço, concelho de Santa Cruz, e provocou 29 mortos: 17 do sexo feminino e 12 do sexo masculino, todos de nacionalidade alemã.

Das 28 vítimas que deram entrada no Hospital Central do Funchal, 11 tiveram alta, uma morreu e 16 ficaram internadas, das quais 13 foram já transferidas para a Alemanha.

Uma cidadã alemã, o motorista do autocarro e a guia turística, ambos de nacionalidade portuguesa, permanecem internados.

"Aquilo que aconteceu foi trágico e afetou-nos a todos, mas há uma questão que subsiste: a Madeira mostrou capacidade de reação", afirmou o deputado social-democrata Jaime Filipe Ramos, ao passo que o centrista Rui Barreto realçou o reconhecimento manifestado pelas autoridades alemãs ao desempenho das equipas de socorro.

Os dois votos de louvor surgem após a aprovação, na terça-feira, também por unanimidade, de um voto de pesar apresentado pela Mesa da Assembleia Legislativa da Madeira, onde estão representados sete partidos - PSD (com maioria absoluta), CDS-PP, PS, JPP, BE, PCP e PTP - e um deputado independente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório