Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Costa assegura que situação que levou à multa de ICNF "está ultrapassada"

O primeiro-ministro assegurou hoje que as razões que levaram o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) a ser multado "estão ultrapassadas" e prenderam-se com a "remoção de áreas ardidas" na Mata Nacional de Leiria.

Costa assegura que situação que levou à multa de ICNF "está ultrapassada"
Notícias ao Minuto

17:38 - 04/04/19 por Lusa

País Floresta

António Costa foi questionado no debate quinzenal no parlamento pela deputada do Partido Ecologista "Os Verdes" Heloísa Apolónia sobre as notícias da semana passada, segundo as quais a GNR multou o ICNF por "oito situações de falta de gestão de combustíveis na Mata Nacional de Leiria", denunciadas a 25 de setembro de 2018.

"Bem prega frei Tomás, é preciso que o Estado faça o que exige aos cidadãos", pediu a deputada ecologista.

Na resposta, o primeiro-ministro assegurou que "a situação está ultrapassada".

"O auto que foi levantado - e bem, porque a lei é igual para todos - tinha a ver não com a limpeza, mas como remoção de áreas ardidas, que foram muito extensas, houve atrasos. Neste momento, está tudo ultrapassado, felizmente, e o ICNF está a executar em velocidade de cruzeiro o plano de remoção de limpezas", afirmou.

António Costa aproveitou a pergunta para salientar que este Governo executou em quatro anos "40% do que não foi feito em dez anos anteriores", no que diz respeito à rede primária de faixas de gestão de combustível.

Heloísa Apolónia questionou ainda o primeiro-ministro sobre a pouca quantidade de água que entra no Tejo, vinda de Espanha, defendendo a "necessidade urgente" de rever a Convenção de Albufeira.

Na resposta, Costa salientou que "mais importante do que a quantidade, é a qualidade da água", considerando que "existe um problema efetivo" na que entra em Portugal.

"Esse tema esteve na agenda das duas últimas cimeiras ibéricas", lembrou, apontando que a próxima está marcada para julho, um calendário ainda incerto devido às eleições antecipadas em Espanha marcadas para 28 de abril.

Heloísa Apolónia aproveitou o seu tempo disponível para criticar as bancadas do PSD e do CDS e até o ex-Presidente da República Cavaco Silva, que na quarta-feira acusou PS, mas também BE, PCP e Verdes, de serem responsáveis, com "opções políticas erradas", pela degradação do Serviço Nacional de Saúde.

"Não admira que a direita -- seja via PSD, via CDS ou via Cavaco Silva - fiquem muito incomodadas com medidas como a dos passes sociais, a descida das propinas ou do IVA da restauração", afirmou, acusando estes dois partidos de "nunca governarem para as pessoas, mas para servirem os grandes interesses económicos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório