Meteorologia

  • 23 ABRIL 2019
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 12º

Edição

Inspetores do SEF anunciados em 2017 só entrarão em funções em 2021

Os 100 novos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciados em dezembro de 2017 só devem entrar em funções em janeiro de 2021, avançou hoje à Lusa o sindicato que representa estes profissionais.

Inspetores do SEF anunciados em 2017 só entrarão em funções em 2021
Notícias ao Minuto

19:52 - 19/03/19 por Lusa

País Sindicato

Os novos inspetores ainda não começaram a formação, que tem a duração de cerca de um ano, afirmou o presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF/SEF), Acácio Pereira.

O aviso de abertura do concurso externo para a admissão de 100 novos inspetores para o SEF foi publicado em Diário da República a 14 de dezembro de 2017.

Contactada pela agência Lusa, a direção nacional do SEF indica que os candidatos admitidos "têm já os exames médicos marcados, a partir de 26 de março", mas não adianta quando tem início a formação, nem quando vão entrar em funções.

Acácio Pereira sublinhou que os 100 novos inspetores recrutados através de concurso externo estão neste momento em fase de provas e que o curso de formação "não deve começar antes de outubro".

O presidente do sindicato considerou que o processo "demora muito tempo", defendendo, por isso, a criação de uma academia para o SEF para resolver o problema da formação, como existe na PSP e na GNR.

Segundo o SCIF/SEF, desde 2004 que não havia um concurso externo para admissão de inspetores naquele serviço de segurança, tendo sido abertos apenas concursos internos.

Em 2017 e 2018, cerca de 90 novos inspetores foram admitidos no SEF ao abrigo de um concurso interno na função pública.

Na resposta enviada à Lusa, o SEF refere que está a decorrer neste momento um outro concurso interno para admissão de 45 inspetores, que devem entrar em estágio probatório durante o primeiro semestre deste ano.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras tem atualmente cerca de 800 inspetores.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório