Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Alunos desafiados a ser repórteres especiais em 'nome da água'

O desafio foi lançado pela Quercus e, para já, cerca de 400 alunos responderam afirmativamente. Vão vestir a pele de jornalistas e apresentar vídeo-reportagens “sobre o potencial de poupança de água na sua escola”.

Alunos desafiados a ser repórteres especiais em 'nome da água'
Notícias ao Minuto

16:49 - 13/11/18 por Ana Lemos

País Quercus

Porque já diz a sabedoria popular ‘é de pequenino que se torce o pepino’, alunos dos 8.º, 9.º e 10.º anos de Évora e Viseu, “duas regiões afetadas pela seca em 2017 e 2018”, foram desafiados a integrar um projeto da Quercus que tem como principal objetivo alertar para a importância de poupar água.

‘Quanta água podes poupar num minuto?’ é o nome do projeto, apoiado pelo Fundo Ambiental, e que convida cerca de 400 alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário dos Agrupamentos de Escolas de Redondo (Évora) e de Tondela (Viseu) a “escrever os seus guiões e apresentar vídeo-reportagens de 1 a 3 minutos sobre o potencial de poupança de água na sua escola”.

A ideia, explica a associação ambientalista, “é utilizar como base de cálculo o tempo de um minuto, aplicado a vários contextos e espaços associados ao consumo de água: sanitários; duches/balneários; cantina/cozinha; horta/jardim ou bebedouros”.

Os vídeos finais serão publicados aqui e “servirão como guias de poupança de água em cada escola”, assim como de “matriz para outras instituições de ensino” que queiram, no futuro, aderir ao desafio.

E porquê em Évora e Viseu? A Quercus sublinha que por terem sido regiões “particularmente afetadas pela seca”, torna ainda mais importante “combater o desperdício”. Por outro lado, acrescenta a associação, pretende-se apostar em localidades do Interior do país, que “por norma têm menos visibilidade”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório