Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente de Cascais afirma que não há vítimas nem casas ardidas

O presidente da Câmara de Cascais afirmou hoje que não existe registo de casas ardidas, vítimas mortais ou feridos, na sequência do incêndio, que deflagrou por volta das 22h50 de sábado na zona da Peninha, serra de Sintra.

Presidente de Cascais afirma que não há vítimas nem casas ardidas
Notícias ao Minuto

02:57 - 07/10/18 por Lusa

País Incêndios

"Se existir a necessidade de evacuação, apelo que os cidadãos respondam de forma positiva", disse Carlos Carreiras à Lusa.

O presidente disse ainda que os meios que estão a ser usados nas operações têm sido os aconselháveis.

"A velocidade do vento pode acelerar em termos de terreno", mas as autoridades estão a dar uma resposta positiva, afirmou.

O fogo partiu em duas frentes, "a que está no lado de Cascais está na zona do Abano", acrescentou Carlos Carreiras.

O incêndio deflagrou cerca das 22h50 de sábado na serra de Sintra, numa zona de mato, e mobilizava cerca da 01h00 mais de 330 bombeiros, segundo fonte municipal.

Algumas povoações do concelho de Cascais estão a ser evacuadas, nomeadamente Biscaia e Figueira do Guincho, afirmou o oficial de operações da Proteção Civil, Paulo Santos, em declarações à SIC.

Os residentes dessas casas que estão a ser evacuadas estão a ser transportados para a Malveira da Serra, segundo Paulo Santos.

O responsável da Proteção Civil disse que o incêndio, que começou por volta das 22:50 de sábado na zona da Peninha, se desenvolve em direção ao concelho de Cascais com grande intensidade "influenciado pelo forte vento que está a condicionar o combate".

A prioridade dos bombeiros é proteger as pessoas e bens havendo algumas casas dispersas.

O Presidente da República já deixou a Câmara de Sintra, aonde se deslocou para acompanhar a evolução do incêndio que deflagrou na zona da Peninha, na serra, mantendo contacto com a autarquia de Cascais, para onde as chamas avançam.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório