Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Sindicatos dos enfermeiros avançam para mais seis dias de greve

Os seis dias de paralisação estão agendados para outubro. Além disso, anunciaram esta sexta-feira os sindicatos do setor, está também agendada uma manifestação nacional.

Sindicatos dos enfermeiros avançam para mais seis dias de greve

No dia em que cumprem o segundo dia de greve, os sindicatos dos enfermeiros anunciaram, em conferência de imprensa, que o protesto vai continuar. No próximo mês, os profissionais de saúde vão retomar a greve. Serão seis dias de paralisação, além da realização de uma manifestação nacional. 

"Com esta adesão à greve dos enfermeiros, com esta insatisfação, nós acabamos de nos reunir e decidimos entrar num novo processo de lutas que passa por seis dias de greve. Sendo que, nos dias 10 e 11 começa a greve, antes da entrega do Orçamento de Estado", disse um dos representantes dos enfermeiros numa conferência dada na tarde desta sexta-feira.

Os sindicatos explicam ainda que, no dia 10 a greve é exclusivamente para a área hospitalar e no dia 11 para todas as instituições, do setor público do país. Já nos dias 16 e 17, mais dois dias de greve, exclusivamente para a área hospitalar. No dia 19, além da greve geral de todos os enfermeiros que trabalham no setor público está agendada uma manifestação nacional destes profissionais.

Os sindicatos dos enfermeiros fazem assim um sério aviso ao Governo. "Se a proposta não tiver em conta [as reivindicações destes profissionais], se não houver uma evolução de posições é certo e garantido que os enfermeiros avançarão para estes protestos", sublinham.

Os representantes dos enfermeiros têm uma reunião negocial marcada para o dia 4 de outubro, onde esperam "uma nova proposta de carreira" porque, segundo os mesmos, a que o Governo apresentou "é vergonhosa".

Na manhã desta sexta-feira,  a dirigente Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) garantiu que a adesão ao primeiro dia de greve dos enfermeiros situou-se entre os 75% e os 80%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório