Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Meia centena em manifestação em Ponte de Lima contra touradas

Mais de meia centena de ativistas que contestam as touradas manifestaram-se hoje, em Ponte de Lima, próximo do local onde decorreu uma corrida de touros integrada no programa das Feiras Novas.

Meia centena em manifestação em Ponte de Lima contra touradas
Notícias ao Minuto

19:23 - 09/09/18 por Lusa

País Feiras Novas

"Foram cumpridos os objetivos que pretendíamos, que era alertar e sensibilizar a população para a necessidade de acabar com estes espetáculos bárbaros. Conseguimos. Estou muito satisfeito com a participação - meia centenas de pessoas que mostraram a sua indignação", afirmou hoje à Lusa o porta-voz do movimento cívico, Pedro Silva.

O protesto decorreu entre as 16h30 e as 19h00, e foi acompanhado de perto pela PSP.

Contactado pela Lusa, o segundo comandante da PSP, Raul Curva, referiu que a manifestação decorreu de forma "pacífica, sem incidentes".

Raul Curva adiantou que "os manifestantes ficaram concentrados à entrada da Expolima", onde cerca das 18:00, numa arena amovível, teve início um espetáculo tauromáquico, numa organização da Associação Concelhia das Feiras Novas, "numa zona previamente definida pela polícia".

A ação, divulgada através das redes sociais, numa página intitulada 'Ponte de Lima Sem Tauromaquia', criada em 2014, contou com a participação de Hélder Silva, ativista de Setúbal que, em agosto, invadiu a praça de Touros de Albufeira.

Os ativistas, munidos de apitos e megafones, empunharam cartazes e entoaram palavras de ordem como "Gente civilizada não vai à tourada", "Tourada é tortura não é arte, nem cultura", "Tourada é cobardia não é valentia".

As corridas de touros regressaram ao programa das Feiras Novas, em 2014, depois de oito anos de interregno.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório