Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Próximos dias vão ser quentes. Proteção Civil lança (novo) aviso

Temperaturas máximas vão chegar aos 40ºC amanhã em algumas regiões do território continental.

Próximos dias vão ser quentes. Proteção Civil lança (novo) aviso
Notícias ao Minuto

17:44 - 31/08/18 por Melissa Lopes

País ANPC

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu esta sexta-feira um aviso à população alertando para o risco de incêndio elevado e máximo para os próximos dias, em resultado das altas temperaturas que são esperadas.

De acordo com a informação disponibilizada hoje, 31 de agosto, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMPA), prevê-se para os próximos dias uma temperatura máxima entre 34 e 38ºC a sul do sistema montanhoso Montejunto Estrela e entre 30 e 34ºC no restante território do continente.

No sábado, prevê-se um aumento em todo território até 40º C, diminuindo gradualmente nos dias seguintes. 

Está prevista humidade relativa do ar entre 10 e 20% nas regiões do interior centro e sul, sem recuperação noturna. Para  sábado e domingo, é esperado vento moderado (até 25 km/h) do quadrante Leste, soprando de noroeste no litoral oeste durante a tarde e vento forte (até 40 km/h) de nordeste até final da manhã e no final do dia nas terras altas.

Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável tempo quente e seco favorável à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, alerta a Proteção Civil, que aproveita para relembrar que é proibida a realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos, assim como a utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos. 

É igualmente proibido queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes e fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório