Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Prepare o ar condicionado. Fim de semana de calor por todo o país

O calor está de regresso e as temperaturas vão aproximar-se novamente dos 40º.

Prepare o ar condicionado. Fim de semana de calor por todo o país

O fim de semana promete ser de (muito) calor, um pouco por todo o país o que levou o IPMA a colocar em aviso amarelo 15 distritos. O aviso tem início às 10h00 de hoje e só termina às 22h00 de domingo.

De acordo com a informação disponível no site do IPMA, em Portugal Continental as temperaturas máximas vão andar à volta dos 35º em grande parte dos distritos, estando previsto, para este sábado, céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado (até 30km/hora) durante a tarde e sendo moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas até final da manhã e a partir do final da tarde.

No sábado, em Lisboa, as temperaturas vão chegar aos 34º, no Porto e em Faro aos 33º e em Évora aos 37º. Os únicos distritos com temperaturas inferiores aos 30º graus celsius são Bragança, com 29º, e Guarda, com 28º.

No arquipélago dos Açores as temperaturas máximas vão oscilar entre os 25 e os 29º. Já na Madeira e Porto Santo vão fixar-se nos 25º.

No domingo, prevê-se que a temperatura volte a subir, aproximando-se dos 40º. Os termómetros vão alcançar os 39º em Évora e os 38º em Lisboa, Santarém, Beja e Setúbal. No Porto, a temperatura máxima prevista é de 32º e em Faro de 33º. Bragança e Guarda continuam a ser os distritos com as temperaturas mais baixas com 31 e 30 graus, respetivamente.

Nos Açores as temperaturas também vão subir, mantendo-se nos 29º para a maioria das ilhas. No arquipélago da Madeira os termómetros não vão subir mais do que 26º.

Esta situação de tempo quente e seco deverá manter-se pelo menos até terça-feira, assim como o aviso amarelo para alguns distritos. Recorde-se que, o aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido quando há uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório