Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Quercus quer regulamentar apanha dos cogumelos silvestres

No Dia Internacional da Biodiversidade, associação fala em “delapidação severa” deste recurso natural.

Quercus quer regulamentar apanha dos cogumelos silvestres

No Dia Internacional da Biodiversidade, que se comemora esta terça-feira, dia 22 de maio, a Quercus chama a atenção para a necessidade de regulamentar a apanha dos cogumelos silvestres.

De acordo com um comunicado enviado pela Associação Nacional de Conservação da Natureza ao Notícias ao Minuto, a recolha deste alimento tem “grande relevância ao nível da economia e gastronomia” mas também implicações na conservação da biodiversidade e ecologia dos povoamentos florestais.

Para Quercus, a espera, de mais de uma década, pela regulamentação da apanha de cogumelos resultou na “delapidação severa deste importante recurso natural” pois os cogumelos são apanhados indiscriminadamente sem ter em conta fatores como a proteção das espécies ameaçadas, a garantia da reprodução dos fungos coletados e a saúde dos povoamentos florestais.

Além da diminuição de cogumelos, a Associação ressalva que, devido “à falta de atenção dada ao sector, não é possível saber qual a importância económica desta atividade, qual a quantidade de cogumelos comercializados, nem qual o estado ecológico e de conservação das diferentes espécies” e que grande parte destes fungos acabam por sair do país através de esquemas ilegais.

Por estas razões, no Dia Internacional da Biodiversidade, a Quercus pede ao Governo que “dê a atenção necessária a este sector” e que crie a regulamentação de apanha e comercialização, indispensável para promover a economia rural e para proteger as espécies de cogumelos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório