Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Inauguração da Casa de Arquitetura vai decorrer em três dias

A Casa da Arquitetura, em Matosinhos, anunciou hoje mais detalhes do seu programa de inauguração das novas instalações, no quarteirão da Real Vinícola, a decorrer de 17 a 19 de novembro.

Inauguração da Casa de Arquitetura vai decorrer em três dias
Notícias ao Minuto

22:10 - 22/09/17 por Lusa

Cultura Matosinhos

No total, de acordo com o 'site' da organização, a programação para os três dias inclui exposições, visitas, debates, performances, filmes e lançamentos de livros, sendo que a instituição começa por dar destaque às duas propostas expositivas diferentes.

Em primeiro lugar, 'Poder Arquitetura', a já antes anunciada exibição comissariada pelos arquitetos Jorge Carvalho, Pedro Bandeira e Ricardo Carvalho, que "envolve 40 projetos de cerca de 30 autores distintos de todo o mundo" e a 'X BIAU - Exposição da Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo', com quatro obras portuguesas das 26 escolhidas para figurar, a cargo dos comissários Àngela Garcia de Paredes e Ignacio G. Pedrosa.

Seguem-se diversas conferências e debates onde personalidades do campo da arquitetura irão marcar presença.

O arquivo da Casa da Arquitetura será também aberto ao público, no qual todos os interessados poderão descobrir trabalhos de referências como Álvaro Siza Vieira, Carrilho da Graça e Fernando Távora, entre outros.

O arquivo guarda mais "de 500 maquetes, painéis, desenhos, serigrafias, DVD, livros e outros materiais", realça o comunicado.

A Casa da Arquitetura - Centro Português de Arquitetura é um projeto de âmbito nacional dedicado à divulgação, ao arquivo e à valorização da arquitetura, onde também estará sediada a Orquestra Jazz de Matosinhos.

No seu acervo estão já representados, entre outros, projetos e maquetas dos três Prémios Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório