Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

O eletrodoméstico avariou? A culpa pode ser sua

Alguns gestos diários que, à partida, parecem inofensivos podem ser a causa para a curta vida do seu eletrodoméstico.

O eletrodoméstico avariou? A culpa pode ser sua
Notícias ao Minuto

15:00 - 20/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Rotina

Os eletrodomésticos são dos itens mais indispensáveis na vida de uma pessoa. Uma cozinha sem eletrodomésticos é algo quase impensável para a grande maioria das pessoas, uma vez que estes equipamentos facilitam as tarefas, agilizam as rotinas, descomplicam os problemas e permitem fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo.

Mas será que fazemos um bom uso destes nossos ‘amigos’? Nem sempre. Segundo a BBC, o uso dos eletrodomésticos é muitas vezes errado, o que faz com que a validade dos mesmos seja menor do que a esperada.

No que diz respeito ao frigorífico, um dos erros mais comuns, diz a publicação, é a tendência para guardar os alimentos em qualquer parte do equipamento, não olhando a tamanhos ou a temperaturas. Os alimentos apenas devem ser guardados no frigorífico quando já estão totalmente arrefecidos, sob a pena de fazer aumentar a temperatura do aparelho, causando uma sobrecarga no mesmo.

O hábito de abrir o forno quando este está a assar é também recorrente e igualmente errado. Não, em causa não está o risco de fazer com que o bolo fique murcho, está mesmo a mudança brusca de temperatura que ocorre e que pode estragar o equipamento, especialmente no inverno.

Citando o Instituto para o Desenvolvimento e Diversificação e Economia de Energia de Espanha, a BBC revela que sempre que se abre o forno este perde 20% da energia acumulada, levando a que aconteça um maior esforço por parte do equipamento (leia-se, um maior consumo de gás ou energia) para que a temperatura volte ao estado em que estava.

Diz ainda a publicação que lavar ligeiramente os pratos antes de os colocar na máquina (ao invés de tirar os restos com um garfo, por exemplo) faz com que o gasto de água seja maior, na ordem dos 12 litros a mais. Além de tal pesar na fatura, pesa também na performance da máquina a longo prazo. Colocar a louça de forma amontoada, como uma panela em cima da outra, pode também danificar o aparelho, diz a entidade espanhola.

Quanto à máquina de lavar a roupa, esta pode aviar antes do previsto por dois motivos: ora roupa a menos, ora roupa a mais. Lavar a máquina com uma maior quantidade de água do que de roupa faz com que o gasto seja maior e a pressão do equipamento também; já lavar a roupa em quantidades exageradas aumenta a pressão no tambor, sobrecarregando o aparelho e impedindo que funcione corretamente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório