Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Afinal, os portugueses preparam (ou não) a reforma?

Os que 'investem' na reforma preferem as contas a prazo e Planos de Poupança Reforma.

Afinal, os portugueses preparam (ou não) a reforma?
Notícias ao Minuto

09:54 - 11/10/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Estudo

Os dados revelam que a população portuguesa é cada vez mais envelhecida e, talvez por isso, a preocupação em preparar esse período da vida tem vindo a crescer. De acordo com um estudo do Observador Cetelem, 27% dos inquiridos num estudo dizem que prepararam a reforma, principalmente com contas a prazo e PPRs. 

Em 2016 cerca de 13% dos inquiridos manifestavam tomar medidas para preparar a reforma, mas em 2018 essa percentagem subiu para 27%, de acordo com o Observador Cetelem Literacia Financeira. 

"Mesmo com o aumento das despesas mensais fixas no orçamento familiar, os portugueses revelam uma diminuição na dificuldade de pagar os seus compromissos, até quando inesperados. Ao sentirem-se mais confortáveis na gestão do seu orçamento, encontram uma maior possibilidade de poupar, seja ao nível geral, seja para uma finalidade específica, como é o caso da reforma", refere Leonor Santos, diretora de 'compliance' e jurídico do Cetelem.

As contas a prazo continuam a ser o produto preferido dos portugueses para este fim, com 12% das escolhas, seguido pelos Planos de Poupança Reforma (PPR), que são mencionados por 7% dos inquiridos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório