Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Quatro métodos improváveis para dormir bem (incluindo ler uma história!)

Está cansado de estar cansado?

Quatro métodos improváveis para dormir bem (incluindo ler uma história!)
Notícias ao Minuto

22:30 - 19/06/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bons sonhos

Estima-se que cerca de 39% dos adultos durmam menos de oito horas por noite – o ideal recomendado pelos especialistas.

Mais ainda, as mulheres apresentam o dobro da probabilidade de sofrerem de insónias, comparativamente aos homens, o que poderá dever-se sobretudo a alterações hormonais mais acentuadas. E de acordo com vários estudos realizados, os picos de cansaço escalam especificamente às duas horas da madrugada e às 14 horas.

Mas, de acordo com a publicação Daily Mirror, existem medidas e soluções simples que pode adotar para dizer de vez basta às noites mal dormidas.

1. Evite comida que provoca stress

“As intolerâncias alimentares ainda são um fator pouco conhecido quando se fala de problemas de sono”, explica a nutricionista Alexandra Falgate.

“Se comer algo ao qual é intolerante, ou que tem dificuldade em digerir, o seu sistema imunitário pensa que se trata de um invasor e a sua reação que inclui a produção de hormonas ligadas ao stress, provoca inflamação, o aumento do ritmo cardíaco e também do estado de alerta. Elementos prejudiciais para quem está a tentar dormir”, diz.

2. E que tal ler uma história?

Dois terços dos adultos admitem que ler os ajuda a dormir melhor. E há uma boa razão para tal: segundo os neuropsicólogos, ler reduz os níveis de stress em cerca de 68%.

“Quando a nossa mente está repleta de factos e pensamentos sobre coisas que ocorreram durante os dia, as histórias que lemos podem ajudar-nos a desligar e a descontrair”, explica a psicóloga Hope Bastine. “Entrar num universo literário paralelo distrai-nos das preocupações diárias e desacelera a respiração”.

3. Diga não aos snacks da meia-noite

Petiscos tardios ricos em carboidratos impactam na qualidade do sono. “Provocam o aumento dos índices de açúcar no sangue o que pode levar a que acorde mais durante a noite e à prevalência de um sono menos profundo, o que consequentemente resultará em sentimentos de exaustão pela manhã”, afirma Falgate.

4. Tome vitaminas

A maioria dos indivíduos não se apercebe do enorme impacto que o regime alimentar que adota tem no seu organismo e também na qualidade do sono.

“Certos nutrientes propiciam o sono e o relaxamento. Por exemplo, o magnésio tem a habilidade de relaxar o corpo e a mente, e de reduzir a ansiedade”, diz Falgate.

Outras vitaminas, minerais e aminoácidos, tais como a B12, B9, o ferro, o zinco e o triptofano, também são segundo a especialista fundamentais para que durma o tão desejado sono dos deuses.

Bons sonhos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório