Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Lisboa: Conheça o programa dos Santos

Está quase a chegar o mês de junho e com ele as Festas de Lisboa, com música, cinema, exposições e muitas atividades culturais gratuitas, em vários locais da cidade, para todos os gostos e idades.

Lisboa: Conheça o programa dos Santos
Notícias ao Minuto

19:00 - 25/05/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Festa

As Festas arrancam no dia Mundial da Criança, 1 de junho, com a abertura de um novo teatro na cidade, dedicado aos mais novos. O LU.CA - Teatro Luís de Camões - na Ajuda, irá ao longo do mês apresentar vários espetáculos gratuitos e possibilitar visitas a este novo espaço cultural de Lisboa.

No dia 2, a Orquestra Geração – projeto de inclusão social que forma jovens músicos de comunidades desfavorecidas – sobe ao palco com a Orquestra Gulbenkian no Terreiro do Paço, com um programa musical para toda a família que inclui o repertório de filmes como a Guerra das Estrelas.

A acompanhar os arraiais e os casamentos, retoma-se a recuperação dos Tronos de Santo António com o Museu de Lisboa e apresentam-se as Marchas Populares que este ano são inspiradas por Vasco Santana, no ano em que se assinalam os 120 anos do seu nascimento e 60 do seu desaparecimento. Vasco é Saudade é o tema vencedor da Grande Marcha, que será interpretado por todas as Marchas Populares na noite de Santo António.

Esta edição das Festas não poderia passar ao lado dos 20 anos da Expo ’98, um momento de viragem na vida cultural da cidade. Através de um espetáculo multimédia e o regresso dos Olharapos, na Pala do Pavilhão de Portugal, vai recordar-se a Expo ’98. Nas ruas do Parque das Nações será também possível ver a exposição 'Você Não Está Aqui', que reúne cerca de 70 fotografias de Bruno Portela que relembram como era a zona antes da intervenção urbana da Expo.

A diversidade cultural da cidade estará presente com o Festival Lisboa Mistura e a Festa da Diversidade, na Ribeira das Naus, e no Castelo será possível assistir a concertos de nomes tão emblemáticos do fado como Carminho, Camané e Carlos do Carmo. Com as ilustrações de Lisboa de Rui Sousa em pano de fundo nesta edição das Festas de Lisboa, vamos conhecer as cinco sardinhas vencedoras de 2018, eleitas pelo júri, e também as cinco menções honrosas escolhidas pelo público.

A partir do dia 1 de junho e durante todo o mês, vai poder ver de perto, as vencedoras e muitas outras dezenas, na exposição 'Salvem a Sardinha' que terá lugar na Galeria Millenium bcp, na Baixa. As Festas despedem-se com Gilberto Gil no Jardim da Torre de Belém, no dia 30. Refavela 40 traz-nos um concerto de entrada livre que promete contagiar com os sons quentes do reggae, samba e funk americano.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório