Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Pelo menos 86 civis mortos no conflito armado na Ucrânia em 2017

Pelo menos 86 civis morreram em 2017 devido ao conflito armado no leste da Ucrânia, informou hoje a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Pelo menos 86 civis mortos no conflito armado na Ucrânia em 2017
Notícias ao Minuto

21:00 - 07/02/18 por Lusa

Mundo OSCE

A missão de observadores da OSCE na Ucrânia registou cerca de 401.000 violações da trégua negociada entre as partes em conflito, e a utilização de armamento pesado em 4.065 ocasiões no decurso de combates que provocaram pelo menos 392 feridos entre a população civil.

Apesar de o Governo de Kiev e a liderança dos separatistas pró-russos terem assinado em fevereiro de 2015 os Acordos de Minsk sobre o fim das hostilidades, os confrontos têm prosseguido até à atualidade, assinala a OSCE.

A região do Donbass (leste do país), onde se situam as províncias separatistas de Donetsk e Lugansk, tornou-se numa das zonas com mais minas do mundo, implicando graves riscos para a população civil e para as infraestruturas das quais depende no quotidiano, prossegue a organização.

Na terça-feira, três crianças ficaram gravemente feridas na região do Donetsk, na sequência do rebentamento de uma mina, referiu hoje um responsável local.

O parlamento de Kiev aprovou em 18 de janeiro uma lei sobre os territórios "ocupados" no leste do país que admite o recurso à força militar naquela região controlada pelos separatistas locais pró-russos.

O texto, adotado por 280 votos a favor após intensos debates, designa as regiões leste como "temporariamente ocupadas" pelo "país agressor", a Rússia, e admite o uso da força militar para que regressem ao controlo da Ucrânia.

Segundo a ONU, e desde o início do conflito na primavera de 2014, na sequência da anexação pela Rússia da península da Crimeia, já foram mortas mais de 10.000 pessoas na região do Donbass.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório