Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Intenção dos EUA de mudar embaixada em Israel "é perigosa", diz Síria

O plano do Presidente norte-americano, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como capital de Israel "é perigoso", considerou hoje o Governo sírio.

Intenção dos EUA de mudar embaixada em Israel "é perigosa", diz Síria
Notícias ao Minuto

10:33 - 06/12/17 por Lusa

Mundo Jerusalém

"A Síria condena fortemente a vontade do Presidente norte-americano de transferir a embaixada norte-americana para Jerusalém ocupada e de reconhecer Jerusalém como capital da ocupação israelita", afirmou uma fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros sírio, citada pela agência oficial Sana.

Segundo a mesma fonte, "esta iniciativa perigosa da administração norte-americana mostra claramente o desprezo dos Estados Unidos pela lei internacional".

A diplomacia síria advertiu ainda que o Presidente norte-americano e os seus aliados na região "assumirão a responsabilidade" da decisão.

A Arábia Saudita, aliada dos Estados Unidos na região, também já alertou que a transferência da embaixada para Jerusalém poderá provocar "a ira dos muçulmanos".

Donald Trump deverá anunciar hoje, às 13:00 locais (18:00 de Lisboa), a decisão de mudar a embaixada, atualmente em Telavive, tornando-se o primeiro país a fazê-lo.

Esta decisão já mereceu uma série de críticas internacionais e vários países, como França, Reino Unido, China ou Portugal, manifestaram receios pelas consequências, nomeadamente uma escalada da violência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório