Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Aliança apoiada pelos EUA declara Raqa livre do Estado Islâmico

Uma aliança de grupos armados sírios apoiada pelos Estados Unidos declarou hoje Raqa, proclamada há mais de três anos 'capital' do Estado Islâmico, livre de combatentes 'jihadistas'.

Aliança apoiada pelos EUA declara Raqa livre do Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

11:44 - 20/10/17 por Lusa

Mundo Síria

"Dedicamos esta vitória histórica ao conjunto da Humanidade", afirmou em conferência de imprensa na cidade um porta-voz das Forças Sírias Democráticas (FSD), Talal Sello.

O porta-voz das FSD, constituídas por milícias árabes e curdas anti-'jihadistas' apoiadas pelos Estados Unidos, disse que a aliança transferiu formalmente a administração de Raqa a um conselho integrado por responsáveis locais e líderes tribais.

"A nossa vitória é contra o terrorismo", disse Sello, um dos comandantes das FSD.

A conferência de imprensa realizou-se simbolicamente no estádio municipal de Raqa, transformado pelos 'jihadistas' numa prisão onde interrogavam e torturavam os opositores.

Rodeado de edifícios destruídos, Sello apelou à comunidade internacional e às organizações de ajuda para contribuírem para a reconstrução da cidade.

A queda de Raqa, após quatro meses de cerco e de bombardeamentos, é uma derrota importante para o grupo Estado Islâmico, que tem perdido importantes parcelas de território, assim como recursos e combatentes, nos últimos dois anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório