Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 21º

Irlanda pede a May que seja "mais específica" na relação com a UE

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, pediu hoje à primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, para ser "mais específica" acerca do tipo de relação que pretende manter com a União Europeia (UE) depois do 'Brexit'.

Irlanda pede a May que seja "mais específica" na relação com a UE
Notícias ao Minuto

17:27 - 25/09/17 por Lusa

Mundo Leo Varadkar

May encontrou-se hoje, em Londres, com Varadkar, o primeiro líder com quem discutiu o 'Brexit' desde o seu discurso na semana passada, em Florença, sobre questões relacionadas com a saída do Reino Unido da UE ('Brexit').

O primeiro-ministro irlandês sublinhou que quer manter a "relação estreita" que os dois países construíram nos últimos anos e proteger a livre circulação de bens, serviços e pessoas na ilha da Irlanda.

Varadkar considerou que apesar de o Reino Unido abandonar o mercado único e a união aduaneira após o 'Brexit', poderia "de alguma forma" continuar dentro desses espaços económicos e "manter o livre comércio" nas duas jurisdições da ilha da Irlanda.

"Penso que trabalhando juntos, de forma positiva, encontraremos a solução que queremos, o que evitará o estabelecimento de uma fronteira rigorosa e o retorno das barreiras do passado", disse May, depois de ter afirmado, em Florença, que o seu governo não quer "levantar estruturas físicas" entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.

O líder irlandês não quis comentar se houve progressos suficientes nesta primeira fase de conversação para passar à próxima etapa, na qual abordarão futuras relações comerciais.

"Não creio que, neste momento, seja possível dizer que foram feitos progressos suficientes mas poderá ser possível dizer isso no final de outubro, quando nos reunirmos em Bruxelas", afirmou.

Nesta primeira fase de negociações, as principais questões são os direitos dos cidadãos, o valor que deve ser pago por Londres para o 'Brexit' e a fronteira norueguesa.

De acordo com Varadkar, a decisão de iniciar uma segunda fase de conversações "será decidida em grande parte" pela análise do negociador-chefe da União Europeia (UE) para o 'Brexit', Michel Barnier, e dos relatórios do Parlamento Europeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório