Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Conservadores invertem tendência nacional e ganham deputados na Escócia

O partido Conservador inverteu a tendência nacional na Escócia e conquistou mais 12 deputados na região para o parlamento britânico, sobretudo à custa do Partido Nacionalista Escocês (SNP), segundo os resultados oficiais.

Conservadores invertem tendência nacional e ganham deputados na Escócia
Notícias ao Minuto

10:26 - 09/06/17 por Lusa

Mundo Eleições Reino Unido

O SNP segurou 35 dos 59 deputados a que a região tem direito no parlamento britânico, mas perdeu 21, 12 dos quais foram 'roubados' pelo partido Conservador escocês de Ruth Davidson, que garantiu assim 13 assentos em Westminster.

O partido Trabalhista e os Liberais Democratas registaram também resultados positivos, elegendo, respetivamente, sete deputados (mais seis do que em 2015) e quatro deputados (mais três do que em 2015), respetivamente.

Ainda assim, a líder do SNP, Nicola Sturgeon, reivindicou vitória, tendo em conta o partido recolheu mais votos e mais lugares do que os restantes partidos na Escócia.

"Claro que estou desapontada por uma série de derrotas", admitiu, referindo-se ao antigo líder Alex Salmond e ao atual "número dois", Angus Robertson, ambos vítimas da "vaga" dos Conservadores.

Sturgeon disse que irá refletir sobre a razão deste resultado, nomeadamente sobre se a insistência num segundo referendo à independência, recusado pelos restantes partidos, foi determinante.

Ainda assim, lembrou que o SNP é o terceiro maior partido na Câmara dos Comuns e mostrou-se disponível para apoiar o partido Trabalhista.

"Espero que o SNP possa participar numa alternativa progressiva aos 'tories'", afirmou.

Declarados 649 dos 650 lugares na Câmara dos Comuns, o partido Conservador elegeu 318, menos oito do que os necessários para uma maioria absoluta e menos 12 do que antes das eleições.

O partido Trabalhista adicionou 29 aos que possuia, somando 261 deputados.

O Partido Nacionalista Escocês conquistou 35 lugares, os Liberais Democratas 12 (+4), o Partido Democrático Unionista (Irlanda do Norte) 10 (+2), o Sinn Féin sete (+3), os nacionalistas galeses do Plaid Cymru quatro (+1), os Verdes um e foi eleito um independente na Irlanda do Norte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório