Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Lançamento do Burger King na Bélgica está a gerar polémica com realeza

Em causa uma campanha publicitária que pede aos belgas para coroarem o “verdadeiro governante do país”.

Lançamento do Burger King na Bélgica está a gerar polémica com realeza
Notícias ao Minuto

23:58 - 29/05/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Bélgica

O lançamento do Burger King na Bélgica no próximo mês está a gerar uma controvérsia entre a cadeia de fast-food e a realeza daquele país. Isto porque a campanha publicitária de lançamento do Burger King pede ao povo belga para escolher entre a cadeia de fast-food e o Rei Philippe.

“Dois reis. Uma coroa. Quem vai governar? Votem agora...”, é assim que começa a votação online. Quem escolher o monarca belga enfrenta mais questões: “Tem a certeza...? Ele não cozinhar batatas fritas para si”.

Se o intuito da Restaurants Brand International, a empresa que detém o franchise belga do Burger King, era causar impacto, conseguiu. Representantes do Rei Philippe já pediram explicações por esta campanha publicitária.

“Dissemos-lhes que não estávamos satisfeitos por eles terem usado uma imagem do rei na sua campanha”, disse o porta-voz da casa real belga Pierre-Emmanuel De Bauw, acrescentando que a imagem do rei não pode ser explorada com fins comerciais.

A responsável pela comunicação da Restaurants Brand International já adiantou que a empresa está ponderar efetuar alterações na campanha publicitária.

É que acidentalmente esta campanha do Burger King tocou num tema sensível para os belgas. Em 1950 realizou-se um referendo no país para decidir se a monarquia seria abolida, em virtude do papel que o Rei Leopoldo III – avô do atual monarca – desempenhou durante o período em que a Bélgica esteve sob ocupação nazi. A monarquia manteve-se mas o Leopoldo foi forçado a abdicar do trono em favor do seu filho, o tio do Rei Philippe.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório