Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 21º

Brexit: "Significa um enfraquecimento da Frente Atlântica e Portugal"

O ex-ministro da Educação e administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme Oliveira Martins, disse hoje estar "muito preocupado" com o 'Brexit', porque enfraquece a Frente Atlântica e considerou que, a médio prazo, os britânicos vão regressar ao projeto europeu.

Brexit: "Significa um enfraquecimento da Frente Atlântica e Portugal"
Notícias ao Minuto

14:54 - 09/05/17 por Lusa

Mundo Oliveira Martins

Hoje, dia 09 de maio, a data em que se celebra o Dia da União Europeia, o ex-ministro salientou que está muito preocupado com a saída do Reino Unido da Europa e que essa saída iria prejudicar Portugal.

"Preocupa-me muito a questão do 'Brexit' (...), porque a saída do Reino Unido da União Europeia significa um enfraquecimento da Frente Atlântica e Portugal faz parte, é um elemento essencial da Frente Atlântica", declarou o atual administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, na conferência que proferiu na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com o tema "Língua portuguesa de várias culturas".

Para Guilherme d'Oliveira Martins, o enfraquecimento da Frente Atlântica é um "motivo de preocupação" e devem retirar-se as "consequências disso".

Questionado pela agência Lusa sobre o que é que vai acontecer aos ingleses a médio prazo, Guilherme d'Oliveira Martins considera que "a médio prazo, os britânicos vão ter de regressar de uma forma ou de outra ao projeto europeu, que não é um projeto fechado sobre si" e porque a União Europeia "não é uma fortaleza", é antes "um projeto de dimensão aberta".

O ex-ministro referiu, todavia, que Portugal tem "nove séculos de história" e que tantos anos significam, por um lado, "uma responsabilidade", mas por outro lado "também é uma certeza" de que se continuará "por cá".

Guilherme d'Oliveira Martins participou hoje no Congresso Internacional Filosofia e Literatura: entre Portugal e Macau, que está a decorrer ao longo do dia na sala de reuniões da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde vão ser abordados temas como "Da relação original filosofia-poesia no pensamento contemporâneo português", "A comunidade que vem? A Lusofonia: da utopia à sombra do real" ou "Porque és um povo que abandona a tua casa - desamparo português".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório