Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 18º

Reunião com Trump terá como foco Coreia do Norte

O primeiro-ministro australiano afirmou hoje que a reunião que terá com o Presidente norte-americano, a primeira entre os dois líderes, será um encontro entre dois empresários que se tornaram políticos e focar-se-á na Coreia do Norte.

Reunião com Trump terá como foco Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

10:42 - 03/05/17 por Lusa

Mundo Malcolm Turnbull

Malcolm Turnbull falava horas antes de partir de Sydney para Nova Iorque, onde na quinta-feira se reunirá com Donald Trump pela primeira vez, mais de três meses após um telefonema tenso sobre refugiados.

"Falaremos sobre um vasto número de assuntos de segurança e economia, mas no topo da lista está hoje obviamente a Coreia do Norte", disse Turnbull à televisão Seven Network.

Turnbull descreveu como "muito exagerados" os relatos da sua conversa de 28 de janeiro com Trump, na qual o Presidente dos EUA aceitou relutantemente honrar um acordo aprovado pela administração do Presidente Barack Obama, que se comprometera a retirar 1.250 refugiados da Austrália.

O primeiro-ministro já antes negara os relatos de que Trump lhe teria desligado o telefone, mas não adiantou pormenores sobre a conversa.

"O Presidente e eu tivemos uma chamada franca, franca e cordial. Somos ambos pessoas com uma longa história nos negócios e eu penso - eu não tenho dúvidas - que nos vamos dar bem", disse Turnbull à rádio WSFM.

Turnbull, o mais rico deputado da Austrália e antigo sócio da Goldman Sachs, com uma fortuna estimada em mais de 150 milhões de dólares, deverá destacar a aliança com os EUA na defesa, ao participar ao lado de Trump numa cerimónia que marcará os 75 anos da Batalha do Mar de Coral.

Navios de guerra e aviões de combate australianos e norte-americanos combateram os japoneses entre 04 e 08 de maio de 1942, levando a marinha japonesa a recuar pela primeira vez na II Guerra Mundial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório