Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

A primeira mulher na maratona de Boston volta a correr 50 anos depois

Aos 70 anos, Kathrine Switzer voltou a correr na Maratona de Boston, 50 anos depois de ter sido a primeira mulher a participar numa prova do género nos Estados Unidos.

A primeira mulher na maratona de Boston volta a correr 50 anos depois
Notícias ao Minuto

11:59 - 18/04/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

A emblemática Kathrine Switzer, um dos símbolos da emancipação feminina que há 50 anos se tornou a primeira mulher a correr na Maratona de Boston, decidiu voltar a calçar os ténis de atletismo para participar novamente na prova.

Recuemos até 1967. Kathrine tinha, na altura, 20 anos e estudava jornalismo. Antes de a jovem decidir participar na Maratona de Boston, as provas de meia e longa distância estavam interditas às mulheres. No entanto, tal facto não foi suficiente para demover Kathrine, que se inscreveu com o nome K.V. Switzer, sem especificar se era homem ou mulher, e recebeu o número 261 para participar na prova.

Só após alguns quilómetros é que foi descoberta, e a imagem de um juiz a correr atrás dela para a retirar da prova tornou-se emblemática. Apesar disso, a jovem passou a meta, quatro horas e 20 minutos depois de iniciar a prova.

Passados 50 anos, Kathrine Switzer, agora com 70 anos, decidiu assinalar a data com uma nova participação na Maratona de Boston, a 121.º edição. Kathrine utilizou novamente o número 261, e terminou a prova com o tempo de 44 minutos e 31 segundos. 

“É incrivelmente especial. Isto é, olha-se para trás, quando um juiz me tentou retirar da prova por eu ser rapariga, e agora mais de 58% dos corredores norte-americanos são mulheres. E Boston é um microcosmo desta incrível revolução social. É fantástico!”, afirmou Switzer ao NESN, citada pela Time.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório