Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Pablo Iglesias diz que Espanha "já não se entende" sem o Unidos Podemos

O secretário-geral do partido da esquerda radical espanhola Podemos, Pablo Iglesias, congratulou-se hoje com os resultados obtidos nas eleições na Galiza e no País Basco e considerou que Espanha "já não se entende sem o Unidos Podemos".

Pablo Iglesias diz que Espanha "já não se entende" sem o Unidos Podemos
Notícias ao Minuto

23:33 - 25/09/16 por Lusa

Mundo Eleições

Numa mensagem divulgada na rede social Twitter, Iglesias destacou que a formação En Marea (coligação que agrupa, entre outros, os partidos de esquerda Podemos e Esquerda Unida)) se transformou na "primeira força da oposição" na Galiza, ficando mesmo à frente do Partido Socialista da Galiza (PSdG), enquanto no País Basco são "a primeira força de âmbito estatal", atrás do Partido Nacionalista Basco (PNV) e do Bildu (independentista), mas à frente do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e do Partido Popular (PP, direita).

"O nosso país já não se entende sem o Unidos Podemos", sublinhou Pablo Iglesias, elogiando os cabeças-de-lista desta coligação de esquerda nas duas comunidades espanholas.

Também no Twitter, o 'número dois' do Podemos, Íñigo Errejón, considerou que os resultados do PP -- partido de Mariano Rajoy, que venceu as últimas eleições legislativas em Espanha, mas sem conseguir formar Governo -- do PSOE e do partido de centro-direita Ciudadanos no País Basco deveriam fazer refletir sobre o modelo territorial, argumentando que "sem plurinacionalidade não há mudanças".

"Mesmo a meio do impasse [a nível nacional], as eleições galegas e bascas mostram que não há volta atrás no processo de mudança. 'Bye' [adeus], bipartidarismo", acrescentou.

O PNV venceu, com maioria relativa, as eleições para o parlamento regional basco. Os independentistas do EH Bildu (Euskal Herria Bildu - coligação de vários partidos regionais de esquerda) ficaram em segundo lugar, enquanto o Podemos, na terceira posição, entra para o parlamento regional pela primeira vez, depois de ter sido o partido mais votado na região nas eleições nacionais de 26 de junho último.

O PSOE foi a força política mais penalizada nesta Comunidade Autónoma, tendo baixado de 16 para nove o número de representantes no parlamento regional, enquanto o PP também obtém nove deputados, menos um do que nas eleições anteriores.

Na Galiza, o PP ganhou hoje as eleições legislativas regionais com maioria absoluta, mantendo 41 deputados em 75, e garantindo para Alberto Núñez Feijóo a continuação à frente da Xunta (governo regional).

A Galiza é a única Comunidade Autónoma espanhola governada por um partido com maioria absoluta e não necessita de se coligar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório