Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Oposição síria que acordo de tréguas permita "fim da tortura dos civis"

A oposição síria disse hoje esperar que o acordo entre os Estados Unidos e a Rússia para um cessar-fogo marque "o início do fim da tortura dos civis" no país devastado por cinco anos de guerra.

Oposição síria que acordo de tréguas permita "fim da tortura dos civis"
Notícias ao Minuto

11:58 - 10/09/16 por Lusa

Mundo Acordo

Num comunicado, Bassma Kodmani, membro do Alto Comité das Negociações (ACN), que reúne os principais representantes da oposição e da rebelião sírias, congratulou-se com o acordo, mas questionou-se sobre o que acontecerá se Moscovo não fizer pressão sobre o regime de Bashar al-Assad para o forçar a respeitar as tréguas.

"Estamos na expectativa", adiantou a responsável.

O acordo anunciado na sexta-feira pelos chefes da diplomacia norte-americana e russa diz respeito a uma trégua que deve começar na segunda-feira e que deverá levar a uma cooperação militar inédita contra os 'jihadistas', nomeadamente o grupo Estado Islâmico, mas também a Frente Fateh al-Sham (ex-Frente al-Nusra que renunciou à filiação à Al-Qaida).

A aplicação desta parte do acordo será complicada dado que a Fateh al-Sham é aliada da oposição armada apoiada pelos norte-americanos. Washington já acusou repetidas vezes os russos de bombardearem sem distinção rebeldes e combatentes da Fateh al-Sham.

"Os grupos moderados reorganizar-se-ão e afastar-se-ão dos grupos radicais", disse a responsável da ACN.

Para Kodmani, "a questão chave é acabar com a estratégia de Assad de sitiar regiões inteiras", numa referência ao cerco a numerosas cidades e localidades rebeldes pelas forças pró-governamentais, nomeadamente a zona leste da segunda cidade do país, Alepo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório