Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Ataque bombista na Turquia faz pelo menos 30 mortos

Pelo menos 30 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na noite de sábado num ataque possivelmente levado a cabo por um bombista suicida numa festa de casamento na cidade turca de Gaziantep, perto da fronteira com a Turquia, disseram oficiais.

Ataque bombista na Turquia faz pelo menos 30 mortos
Notícias ao Minuto

06:11 - 21/08/16 por Lusa

Mundo Balanço

O governador de Gaziantep, Ali Yerlikaya, disse em comunicado que 30 pessoas morreram e 94 ficaram feridas num "horrendo atentado à bomba num casamento".

Um balanço inicial dava conta de 22 mortos.

"Condenamos os traidores que organizaram e levaram a cabo este ataque", afirmou, acrescentando que os responsáveis seriam "levados à justiça".

Mehmet Erdogan, deputado do Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP, islâmico e conservador, no poder) disse que não era claro quem tinha sido o autor do ataque, mas que havia uma "elevada possibilidade" de se tratar de um ataque suicida.

O deputado acrescentou que era o tipo de atentado que podia ter sido perpetrado pelo grupo Estado Islâmico (IS) ou pelo Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

A explosão ocorreu no distrito de Sahinbey, com elevado número de residentes curdos. Segundo informações citadas pela AFP, o casamento tinha uma forte presença curda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório