Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Notícias do Washington Post sobre o Rio 2016 são escritas por robôs

Publicação norte-americana está em testes naquela que pode vir ser a próxima fase do jornalismo

Notícias do Washington Post sobre o Rio 2016 são escritas por robôs
Notícias ao Minuto

22:58 - 06/08/16 por João Oliveira

Mundo Jogos Olímpicos

O Washington Post, uma das publicações norte-americanas de maior referência internacional, está em testes sobre aquilo que pode vir a ser o próximo capítulo da história da imprensa.

Todas as notícias que são publicadas nas redes sociais da publicação estão a ser escritas por robôs que se servem da inteligência artificial para lançar da forma mais rápida e autónoma possíveis os mais recentes resultados das variadas provas de que se compõem os Jogos Olímpicos.

Para o fazer, o Post explica que está a recorrer a um software desenvolvido internamente, a que chamou Heliograf, cujo objetivo principal é o de redigir as informações fundamentais que constituem o facto noticioso de cada um dos resultados.

Engane-se se acha que tudo isto se resume à publicação dos números e dos respetivos países. O Heliograf consegue conceber frases relativamente complexas que obedecem à estrutura semântica pela qual se regem as notícias, tal como as coreções e/ou atualizações das mesmas.

Refira-se também que esta é uma das primeiras apostas de Jeff Bezos, CEO da Amazon, enquanto principal responsável do Post. Na nota redigida aos leitores, o novo dono da publicação norte-americano, muitas vezes polémico pelas condições míseras de trabalho a que sujeita os funcionários da Amazon, garante que estes “são apenas os primeiros passos” do Heliograf”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório