Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Explosão de túnel mata 38 combatentes leais ao regime sírio

Quase 40 soldados e combatentes sírios leais regime morreram na quinta-feira, devido a uma explosão causada pelos rebeldes num túnel em Alepo, divulgou hoje a organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Explosão de túnel mata 38 combatentes leais ao regime sírio
Notícias ao Minuto

12:35 - 22/07/16 por Lusa

Mundo Alepo

Os insurrectos "cavaram num túnel debaixo de uma posição do regime na parte antiga de Alepo e fizeram-no explodir, provocando o colapso dos imóveis", que culminou com a morte de 38 combatentes pelo regime, indicou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane, à agência noticiosa France Presse (AFP).

Na quinta-feira, o observatório fez um primeiro balanço de 14 mortos, mas mais corpos foram retirados dos escombros.

A explosão aconteceu no bairro de Bab Jnaine, na parte antiga da cidade dividida, detida a oeste pelas forças do regime e a este pelos rebeldes.

Os rebeldes divulgaram um vídeo onde se podem ver combatentes no interior do túnel, com a afirmação de que vão atingir alvos "de importante posição do regime" e a ameaça de novos ataques.

O vídeo inclui duas sequências de uma forte explosão a destruir um edifício, ao que se seguiram tiros. Uma das sequências parece ter sido filmada por um 'drone, segundo a AFP.

O OSDH afirma que os rebeldes, completamente cercados no leste de Alepo há duas semanas "realizaram este género de operação para desviar a atenção do regime", que quer reaver o controlo territorial que perdeu há quatro anos.

A Organização das Nações Unidas apelou na quinta-feira à instauração de 48 horas de trégua por semana para assegurar ajuda aos mais de 200.000 habitantes retidos na parte oriental de Alepo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório