Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

"Boko Haram continua uma ameaça apesar dos ganhos militares"

A organização terrorista Boko Haram, apesar dos "impressivos ganhos militares", continua a manter-se uma "ameaça", disse hoje o presidente francês, François Hollande, em Abuja (Nigéria).

"Boko Haram continua uma ameaça apesar dos ganhos militares"
Notícias ao Minuto

13:52 - 14/05/16 por Lusa

Mundo Hollande

"Os resultados (da contrainsurgência) são impressivos, tendo obrigado os rebeldes a recuar, depois de sofrerem muitas baixas", afirmou Hollande numa conferência de imprensa na capital económica nigeriana, ressalvando, porém que, "apesar de tudo, o grupo terrorista mantém-se uma ameaça" à paz e estabilidade.

O presidente francês falava aos jornalistas após ter sido recebido pelo homólogo nigeriano, Muhammadu Buhari, na "villa" presidencial, encontro que antecede uma reunião de líderes regionais para discutir a questão da segurança na região.

Quase sete anos de violência deixaram pelo menos 20 mil mortos e mais de 2,6 milhões sem casa, tendo sido destruídas inúmeras infraestruturas, sobretudo na remora área do nordeste nigeriano, gerando paralelamente uma crise de refugiados.

A cimeira vai analisar a possibilidade de se criar uma nova força regional para o nordeste da Nigéria, maioritariamente muçulmano, integrando militares do Benim, Camarões, Chade e Níger.

Nos últimos 15 meses, várias milícias locais têm atuado de forma independente no combate à violência, face ao aumento dos ataques transfronteiriços, que culminam com frequência em ataques suicida.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas manifestou-se já "preocupado" com as ligações do Boko Haram ao autoproclamado grupo Estado Islâmico, depois de conhecer relatos de ações de combatentes nigerianos na Líbia, país que, atualmente, não tem autoridades.

Hollande, que vê a França como um elo natural de ligação entre as antigas colónias francesas em África e a anglófona Nigéria, salientou hoje que o combate ao terrorismo está a obter êxitos sobretudo através de uma melhor coordenação regional.

As autoridades francesas têm prestado treino e equipamento militar como parte do apoio internacional à Nigéria, que conta também com especialistas militares britânicos e norte-americanos, que têm fornecido sobretudo "drones".

No encontro de hoje, Holande e Buhari assinaram uma "carta de intenções" que abre as portas a um acordo na área da defesa.

Os dois presidentes assinaram também vários acordos de cooperação bilateral, destacando-se o que a diz respeito ao setor energético, em que França vai investir 106 milhões de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório