Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Coreia do Norte confirma lançamento de míssil de submarino. "Sucesso"

A Coreia do Norte testou no sábado com "sucesso" um míssil lançado a partir de um subamrino e tem capacidade para atacar Seul e Washington quando quiser, disse o líder do país, citado hoje pela imprensa oficial norte-coreana.

Coreia do Norte confirma lançamento de míssil de submarino. "Sucesso"
Notícias ao Minuto

06:58 - 24/04/16 por Lusa

Mundo Armamento

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul revelou no sábado que a Coreia do Norte havia lançado, no mesmo dia, um míssil balístico de um submarino no mar do Japão mas que, aparentemente, o teste falhou, uma vez que o projétil só percorreu uma distância de 30 quilómetros.

No entanto, a agência oficial KCNA escreveu hoje que o teste confirmou "a fiabilidade do sistema norte-coreano de lançamento submarino".

Segundo a agência, o teste foi monitorizado pessoalmente por Kim Jong-un, o líder da Coreia do Norte, que afirmou que Pyongyang "tem agora a capacidade para atacar os líderes das forças fantoche da Coreia do Sul e dos imperialistas dos EUA quando quiser".

Os EUA e o Reino Unido consideraram que o teste voltou a violar resoluções das Nações Unidas e apelaram à Coreia do Norte para refrear as atitudes que desestabilizam a região.

A Coreia do Norte está a tentar desde há muito tempo desenvolver a sua tecnologia de mísseis balísticos mar-terra a partir de plataformas submersas, como os submarinos, o que lhe permitiria elevar o nível da ameaça ligada ao seu programa nuclear militar.

O regime de Pyongyang já levou a cabo numerosos testes de mísseis mar-terra, que tem qualificado como de sucesso, mas estas afirmações têm sido postas em causa pelos especialistas, que sugerem que o país não passou ainda o estado de testes preliminares a partir de plataformas submersas.

A Coreia do Norte prepara-se para um congresso do partido único do país no início de maio, o primeiro em 36 anos. Vários observadores preveem que Kim Jong-un vá aproveitar para valorizar os sucessos do programa nuclear norte-coreano e que, neste contexto, Pyongyang faça o seu quinto ensaio nuclear antes da abertura do congresso.

Pyongyang fez o quarto teste nuclear em janeiro e lançou um foguetão em fevereiro que a comunidade internacional considerou um teste de mísseis de longo alcance encoberto. Desde então, já fez uma série de testes de mísseis de curto e médio alcance.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório