Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Panama Papers: Tailândia investiga 21 nomes mencionados na lista

O departamento contra a lavagem de dinheiro na Tailândia investiga 21 tailandeses que poderão ter empresas em paraísos fiscais e cujos nomes aparecem nos "Papéis do Panamá", informou hoje a imprensa local.

Panama Papers: Tailândia investiga 21 nomes mencionados na lista
Notícias ao Minuto

06:49 - 05/04/16 por Lusa

Mundo Banguecoque

Os implicados, cujos nomes não foram publicados pela imprensa, incluem proprietários de grandes conglomerados de empresas que poderão ter incorrido em crimes de evasão fiscal.

O número de investigados na Tailândia poderá aumentar, já que são referidos nos "Papéis do Panamá" os nomes de 780 pessoas e 50 empresas com sede no país, algumas delas estrangeiras, segundo o diário Bangkok Post.

A maior investigação jornalística da história, divulgada na noite de domingo, envolve o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ, na sigla inglesa), com sede em Washington, e destaca os nomes de 140 políticos de todo o mundo, entre eles 12 antigos e atuais líderes mundiais.

A investigação resulta de uma fuga de informação e juntou cerca de 11,5 milhões de documentos ligados a quase quatro décadas de atividade da empresa panamiana Mossack Fonseca, especializada na gestão de capitais e de património, com informações sobre mais de 214 mil empresas "offshore" em mais de 200 países e territórios.

A partir dos Papéis do Panamá (Panama Papers, em inglês) como já são conhecidos, a investigação refere que milhares de empresas foram criadas em 'offshores' e paraísos fiscais para centenas de pessoas administrarem o seu património, entre eles o rei da Arábia Saudita, elementos próximos do Presidente russo Vladimir Putin, o presidente da UEFA, Michel Platini, e a irmã do rei Juan Carlos e tia do rei Felipe VI de Espanha, Pilar de Borbón.

O semanário Expresso e o canal de televisão TVI estão a participar nesta investigação em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório