Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Litoral da Guiana Francesa em fase epidémica com vírus Zika

O litoral da Guiana Francesa, na América do Sul, está numa fase epidémica do vírus Zika, com a confirmação de 45 casos e o registo de outras 160 pessoas suspeitas de infeção, foi hoje revelado.

Litoral da Guiana Francesa em fase epidémica com vírus Zika
Notícias ao Minuto

23:06 - 25/01/16 por Lusa

Mundo Infeção

As autoridades sanitárias declararam hoje que a Guiana Francesa, com cerca de 244.000 habitantes, está numa fase epidémica, estando os principais focos do vírus localizados na ilha de Cayenne, Kourou, Saint-Laurent du Maroni e Mana.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já alertou que o vírus Zika, transmitido por picada de mosquitos infetados e associado a complicações neurológicas e malformações em fetos, vai continuar a espalhar-se pelo continente americano.

O vírus está neste momento presente em 21 dos 55 países do continente americano, referiu a agência das Nações Unidas num comunicado, acrescentando que a situação é "um sério motivo de preocupação".

Segundo a OMS, o mosquito Aedes aegypti, que pode igualmente transmitir o dengue e a febre chikungunya, está presente em todos os países do continente, à exceção do Canadá e do Chile.

Perante tal cenário, a OMS "antevê que o vírus Zika vai continuar a espalhar-se e, provavelmente, atingir todos os países e territórios da região onde o mosquito está presente".

De acordo com a OMS, o vírus é transmitido pelo sangue. Não existe um tratamento específico ou uma vacina para esta doença, apenas tratamentos para os sintomas.

Os sintomas são muito semelhantes aos de uma gripe normal (febre, dor de cabeça, dores no corpo). Os doentes também sofrem de erupções cutâneas. Os sintomas manifestam-se geralmente entre três a 12 dias após a picada do mosquito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório