Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Jornal pede desculpa. Reportagem sobre terrorismo na Europa era mentira

A reportagem foi publicada com o intuito de mostrar a fragilidade das fronteiras europeias perante o fenómeno do terrorismo.

Jornal pede desculpa. Reportagem sobre terrorismo na Europa era mentira
Notícias ao Minuto

12:55 - 08/12/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo The Sun

O britânico The Sun pediu desculpa por uma reportagem que publicou. Em causa está uma peça escrita por um jornalista freelancer, que alegava ter viajado da Turquia até Paris, em seis dias, contornando toda a segurança.

O artigo em causa foi divulgado com o título: “Seis dias de terror: revelamos como a Europa está totalmente vulnerável ao terrorismo” e foi assinado por um antigo 'marine', Emile Ghessen, de 34 anos, salienta o The Guardian.

O autor do artigo adiantava ter atravessado a fronteira entre a Grécia e a Trquia, recorrendo a traficantes, tendo passado ainda pelos Balcãs e pela Alemanha (onde chegou via Áustria), até chegar, no seu sexto dia de viagem, ao Bataclan, em Paris, a sala de concertos onde morreram mais pessoas nos atentados do passado dia 13 de novembro, na capital francesa.

O artigo estava a ser usado como forma de denunciar debilidades na defesa de fronteiras europeias e mereceu até a atenção do líder do partido de direita radical UKIP, que quer a saída do Reino Unido da União Europeia. Nigel Farage publicou no Twitter um link para o artigo, juntamente com a mensagem de que “estaríamos mais seguros fora da União Europeia”.

O The Sun fez agora um pedido de desculpas na página dois do jornal, admitindo que as informações que constavam do artigo foram fabricadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório