Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 25º

UE proíbe mais 4 meios de comunicação russos de emitir para o seu espaço

A União Europeia (UE) decidiu, na sexta-feira, banir mais quatro meios de comunicação russos de emitirem para o bloco de 27 Estados, acusando-os de divulgarem propaganda sobre a invasão da Ucrânia e desinformação focada nas próximas eleições europeias.

UE proíbe mais 4 meios de comunicação russos de emitir para o seu espaço
Notícias ao Minuto

07:00 - 18/05/24 por Lusa

Mundo UE

Os meios em causa são o Voice of Europe, a RIA Novosti, o Izvestia e a Rossiyskaya Gazeta, acusados de estarem sob controlo do Kremlin.

Em comunicado, o Conselho da União Europeia acusou os meios em causa de atingirem "partidos políticos europeus, especialmente durante períodos eleitorais".

Já no mês passado, a Bélgica tinha aberto uma investigação a uma suspeita interferência russa nas eleições europeias de junho, adiantando que os serviços de informações do país tinham confirmado a existência de uma rede que procurava minar o apoio à Ucrânia.

O governo checo, por seu lado, tinha imposto sanções a várias pessoas depois de uma operação de influência pró-russa ter sido descoberta.

Desde que começou a guerra causada pela invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022, a UE já tinha suspendido a Russia Today e a Sputnik entre outros meios.

Leia Também: EUA reafirmam defesa na Antártida e planeiam aumentar frota quebra-gelo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório