Reporta o diário espanhol Publico que um agricultor colombiano, José Mariena Cartolos, desenterrou uma fortuna num terreno que pertencia à sua família há mais de 200 anos, em Bogotá.
Uma fortuna que pertencia a um dos homens mais poderosos dos anos 80: o famoso traficante Pablo Escobar, agora de volta à memória coletiva graças à série ‘Narcos’, em exibição no Netflix.
Cartolos procedia aos trabalhos de plantação de palma quando, ao lavrar o terreno, começou a desenterrar uns contentores azuis. Dentro destes bidões estavam, no total, 600 milhões de dólares (559 milhões de euros).
O agricultor, no entanto, não ficou com o dinheiro, tendo entregado a totalidade do achado às autoridades. A fortuna será utilizada para financiamento de programas sociais e económicos da Colômbia.
As autoridades colombianas acreditam – espante-se – que a descoberta deste ‘tesouro’ pode motivar mais pessoas a procurar o resto da fortuna do ‘El Patrón’, algo que se estima estar próxima dos 30 mil milhões de dólares (28 mil milhões de euros).