Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Vamos assumir as nossas responsabilidades morais para com refugiados"

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse hoje que ficou "profundamente comovido" com a imagem da criança síria morta numa praia turca e prometeu que o Reino Unido vai assumir as suas "responsabilidades morais" na crise migratória.

"Vamos assumir as nossas responsabilidades morais para com refugiados"
Notícias ao Minuto

15:56 - 03/09/15 por Lusa

Mundo David Cameron

"Qualquer pessoa que tenha visto aquelas imagens não pode deixar de ficar comovida e, como pai, fiquei profundamente comovido ao ver aquele rapazinho numa praia na Turquia", disse Cameron à imprensa, durante uma visita a uma fábrica no nordeste de Inglaterra.

"A Grã-Bretanha é uma nação de valores morais e vamos assumir as nossas responsabilidades morais", acrescentou.

Cameron não anunciou medidas concretas, tendo dito apenas que vai "rever" o número de refugiados autorizados a entrar no Reino Unido.

"Nós preocupamo-nos. Vamos fazer mais, estamos a fazer mais, por isso enviámos a Marinha para o Mediterrâneo. Não há uma solução que seja simplesmente receber pessoas, tem de haver uma solução abrangente", frisou.

David Cameron tem sido fortemente criticado, pela oposição, organizações não-governamentais, comentadores e setores da opinião pública, pelo discurso anti-imigração.

Uma petição pelo aumento do número de refugiados a receber pelo Reino Unido recolheu mais de 130.000 assinaturas, ultrapassando largamente o número mínimo de 100.000 assinaturas exigido para que seja debatida no parlamento.

A petição refere nomeadamente que, segundo a ONU, a Alemanha foi o país que em 2014 mais pedidos de asilo recebeu, 173.100, seguida dos Estados Unidos (121.200), e da Turquia (75.000), enquanto o Reino Unido se ficou pelos 31.300.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório