Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Tailândia impede entrada de mais 200 refugiados da minoria Rohingya no país

A marinha da Tailândia impediu a entrada de mais de 200 refugiados da minoria Rohingya no país, informaram esta quarta-feira fontes oficiais citadas pela agência AFP.

Tailândia impede entrada de mais 200 refugiados da minoria Rohingya no país
Notícias ao Minuto

08:12 - 30/01/13 por Lusa

Mundo Muçulmanos

Milhares de muçulmanos Rohingya - uma minoria étnica apátrida considerada pela ONU como uma das mais perseguidas do mundo - têm fugido da Birmânia ao longo dos últimos meses devido aos confrontos no estado de Rakhine, no oeste do país.

Fonte oficial da marinha em Banguecoque indicou que foram encontrados mais de 200 Rohingya na terça-feira, a cerca de 40 quilómetros da costa da Tailândia.

"Nós demos-lhes comida e água antes de os encaminhar para um terceiro país", indicou a mesma fonte sob a condição de anonimato.

A imprensa local noticiou que os refugiados foram avistados perto da ilha de Raja Noi, ao largo de Phuket.

O secretário-geral do Conselho de Segurança Nacional, Paradorn Pattanathabutr, disse à agência AFP na segunda-feira que a Tailândia iria afastar os Rohingya que tentassem alcançar a sua costa.

As duras medidas surgiram depois de as autoridades tailandesas estarem a investigar as suspeitas de que elementos das suas forças de segurança estariam envolvidos no tráfico de Rohingya.

Confrontos entre budistas e muçulmanos causaram já centenas de mortos naquele estado da Birmânia desde Junho, e milhares de deslocados, a maioria dos quais da etnia Rohingya.

Mais de 1.300 membros daquele grupo étnico foram detidos na Tailândia depois de terem chegado às suas costas nos últimos meses.

Cerca de 800 mil muçulmanos Rohingya vivem na Birmânia, a maioria dos quais no Estado de Rakhine, ainda que as autoridades do país, predominantemente budista, não os reconheçam como sendo cidadãos birmaneses, mantendo a sua posição de que procedem do vizinho Bangladesh.

Esta comunidade também não é reconhecida no Bangladesh, onde cerca de 300 mil rohingyas se encontram em campos de refugiados.

As Nações Unidas estimam que cerca de 13.000 refugiados tenham fugido da Birmânia e do Bangladesh em 2012, dos quais parte terá morrido durante a viagem.

A Tailândia tem sido alvo de críticas por parte de organizações de defesa dos direitos humanos, por afastar, deportar ou recambiar refugiados Rohingya, não lhes oferecendo protecção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório