Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 21º

Quando a moda não tem juízo, o corpo é que paga

Seguir modas e tendências faz parte do quotidiano de muitas pessoas e consegue definir gostos e expressar a personalidade. Mas, como em tudo, tem os seus senãos e alguns podem trazer graves problemas para o futuro, alerta o Huffington Post.

Quando a moda não tem juízo, o corpo é que paga
Notícias ao Minuto

19:45 - 27/10/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Saúde

A moda pode ficar cara às mulheres e não apenas a nível monetário. Algumas roupas ou objetos podem trazer riscos para a saúde, alerta o Huffington Post.

Quantas mulheres não acabam o dia com dores de costas devido aos saltos altos e às carteiras XXL pesadas que carregavam horas a fio? E as marcas das costuras das calças nas pernas? Pois bem, seguir modas pode ‘matar lentamente’.

Um dos exemplos dados pela publicação está nas malas. Quanto maiores, pior. A moda mas malas XXL só faz com que as mulheres carreguem mais objetos e que o peso esteja apenas num ombro, podendo causar graves problemas na coluna e dores de costas no final do dia. O ideal seriam as malas tiracolo ou então as mais pequenas e que apenas portam o essencial.

E por falar em peso, as mochilas das crianças podem também ser bastante prejudiciais. Embora os mais novos queiram seguir tendências, as mochilas devem ser adequadas ao corpo das crianças. Contudo, estas ficaram ainda mais pesadas com a tendência dos gadgets. Juntar tablets, smartphones, consolas e outros equipamentos eletrónicos ao peso dos livros e cadernos pode causar problemas nas costas dos mais novos. Segundo a publicação, a mochila de uma criança não deve pesar mais do que 15% a 20% do seu peso total.

É uma das maiores perdições das mulheres e talvez a peça de vestuário que mais elegância dá. Contudo, os saltos altos conseguem trazer graves problemas não só aos pés e pernas, mas também nas costas, uma vez que a mulher passa bastantes horas seguidas a andar sem ter o calcanhar assente no chão.

As famosas ‘skinny jeans’ e ‘leggins’. Pois bem, quanto mais justo, mais sexy, mas quanto mais sexy, mais prejudicial. Usar calças demasiado apertadas pode causar problemas ao nível dos nervos da perna e levar as mulheres a acentuarem um dos maiores tormentos das suas vidas: a celulite. As calças justas prejudicam também a respiração da pele.

Mas a moda não é prejudicial apenas nas mulheres. Embora seja mais um hábito do que uma tendência estilística, usar a carteira no bolso traseiro – e por consequência sentar-se o dia todo em cima dela – pode causar dor nas costas e até mesmo ciática, uma vez que coloca em causa o equilíbrio pélvico. O ideal seria os homens passarem a usar uma pequena mala, ou então a carteira na mão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório