Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 21º

UE confia em papel dissuasor da China face a exercícios nucleares russos

A presidente da Comissão Europeia disse hoje em Paris confiar que a China continuará a desempenhar um papel dissuasor em relação às ameaças nucleares da Rússia, na sequência de um anúncio de exercícios com armas deste tipo por Moscovo.

UE confia em papel dissuasor da China face a exercícios nucleares russos
Notícias ao Minuto

14:30 - 06/05/24 por Lusa

Mundo Ucrânia

"O Presidente Xi [Jinping] desempenhou um papel importante no desanuviamento das ameaças nucleares irresponsáveis da Rússia e estou confiante de que continuará a fazê-lo", afirmou Ursula von der Leyen após uma reunião trilateral na capital francesa com o chefe de Estado chinês e com o Presidente francês, Emmanuel Macron.

O Presidente russo, Vladimir Putin, ordenou exercícios nucleares que serão realizados num futuro próximo e irão envolver tropas localizadas perto da fronteira ucraniana, em resposta à proposta, nomeadamente de Macron, de deslocar tropas da NATO para a Ucrânia, anunciou hoje o Kremlin (presidência russa).

Após o encontro em Paris, Ursula von der Leyen adiantou ainda que a União Europeia (UE) conta que a China use a sua influência sobre Moscovo para ajudar a acabar com o conflito lançado em 24 de fevereiro de 2022, data do início da invasão russa da Ucrânia.

A chefe do executivo comunitário e o líder francês pediram ainda a Pequim que se esforce por limitar a entrega ao Kremlin de equipamentos com duplo uso -- civil e militar -- que são usados no campo de batalha.

Xi Jinping iniciou hoje em França a primeira visita à Europa desde a pandemia de covid-19, seguindo depois para a Hungria e Sérvia, países considerados próximos da Rússia e do líder russo, Vladimir Putin.

Leia Também: Kremlin diz que exercícios nucleares são uma resposta ao Ocidente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório