Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 24º

Anulada proibição de concentração de grupo de extrema-direita em Paris

O Tribunal Administrativo de Paris anulou, depois de várias horas de deliberações, a proibição decidida pela polícia de uma concentração anunciada para este fim de semana do grupo Ação Francesa, classificado pelo Governo como uma organização de extrema-direita.

Anulada proibição de concentração de grupo de extrema-direita em Paris
Notícias ao Minuto

13:59 - 13/05/23 por Lusa

Mundo França

Em comunicado, a polícia parisiense já tinha defendido que as proibições relativas a este encontro e outros quatro de organizações com a mesma ideologia tinham sido impostas "para prevenir o risco de alterações de ordem pública, apelos à violência e 'slogans' que possam pôr em causa os princípios consagrados na Declaração dos Direitos Humanos".

"Primeira vitória para este grande fim de semana, o Tribunal Administrativo acabou com a proibição do nosso encontro", indicou o grupo na sua conta do 'Twitter'.

O grupo Ação Francesa tinha solicitado a anulação por considerar que a proibição constituía uma violação da liberdade de reunião, informou o jornal Le Figaro.

A Assembleia Nacional Francesa aprovou, na quarta-feira, a criação de uma comissão de investigação sobre grupos violentos nas manifestações, depois do ministro do Interior, Gérald Darmanin, ter apelado às prefeituras francesas para proibirem todas as manifestações de extrema-direita, na sequência de uma controversa manifestação neonazi no passado fim de semana.

A manifestação, celebrada em Paris, contou com a presença de cerca de 600 pessoas, a maioria com o rosto tapado e vestidas de preto, e que transportavam várias bandeiras com cruzes suásticas, associadas ao regime nazi.

Leia Também: Paris proíbe manifestações de extrema-direita

Recomendados para si

;
Campo obrigatório