Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 21º

Ataque a marido de Pelosi foi "chama alimentada por informações falsas"

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, lamentou hoje que o ataque sofrido pelo seu marido, Paul, há duas semanas na sua residência, tenha sido "alimentado por desinformação".

Ataque a marido de Pelosi foi "chama alimentada por informações falsas"
Notícias ao Minuto

21:40 - 08/11/22 por Lusa

Mundo EUA

muito triste, porque foi uma chama alimentada por informações falsas", alertou Pelosi numa entrevista à cadeia de televisão CNN, na qual reconheceu que o seu futuro político e a sua continuidade como líder da Câmara dos Representantes norte-americana podem ser influenciados pelo episódio.

A democrata aderiu à versão defendida pelo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que vinculou o agressor, David DePape, aos apoiantes do ex-chefe de Estado Donald Trump e às teorias da conspiração sobre as eleições de 2020 que resultaram no ataque ao Capitólio, em janeiro de 2021.

"Não há dúvida de que é o mesmo. Inflamado pelas mesmas deturpações (...). Mas o facto é que, neste momento, é hora de curar. Este não é um caminho que possamos continuar", disse Pelosi, criticando as reações de alguns líderes republicanos, que se manifestaram sobre o caso do seu marido.

Assim, Pelosi lamentou que, apesar de o marido não ser o principal objetivo do agressor, foi ele quem "pagou o preço" pela perseguição à presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.

De acordo com informações das autoridades de segurança, o agressor de Paul Pelosi atacou-o enquanto perguntava em voz alta pela sua esposa.

Pelosi detalhou que, apesar dos golpes que Paul sofreu na cabeça, está estável, embora o caminho para a recuperação seja "longo" e agora está numa fase em que "qualquer visita [em casa] é traumatizante".

A líder democrata reconheceu que a agressão ao marido vai influenciar a decisão após as eleições de hoje, onde a população norte-americana vota a renovação da Câmara dos Representantes e mais de um terço do Senado, enquanto 36 estados também votarão para um novo governador.

Se Pelosi deixar a liderança da Câmara dos Representantes, muitos democratas esperam que termine a representante termine o seu mandato e possivelmente regresse no próximo ano às bases do partido, pois pode ver o momento perfeito para renunciar completamente, informaram ao 'The Washington Post' fontes do Partido Democrata.

Leia Também: Pelosi quebra silêncio sobre ataque ao marido: "Difícil"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório